segunda-feira, 18 de março de 2013

NORMAS ESCOLARES


Escola de Educação Básica Lino Pessoa
NORMAS ESCOLARES 2015
1.      Ser Pontual
Matutino – 7:45h às 11:45h
Vespertino – 13:30h às 17:30
Horário Especial (Segundas - feiras) 6º ano à 8ª série: das 7:45h às 11:45h ( matutino ) e das 13:30h às 17:30h (vespertino), neste dia os alunos terão 6 aulas, sendo que as três primeiras de 45 minutos e as três últimas de 30 minutos.
Obs.: O aluno só poderá entrar e sair pelo portão que dá acesso ao pátio, e deverá subir e descer pela escada de acesso ao pátio.
Não será permitido a chegada tardia, exceto com a justificativa (atestado médico ou telefonema dos pais). Chegando tarde sem justificativa, o aluno ficará fazendo trabalho extraclasse e só entrará na 4ª aula.
2.      Vir Uniformizado:
Uniforme atual da Escola ou do Estado.
As meninas deverão vir com roupas decentes, bermudas e não short, camiseta e não blusinha.
Aulas de Ed. Física: Trazer uma camiseta branca, uma toalha, desodorante (sem perfume), água e vir de tênis, sem tênis o aluno não fará Ed. Física, e deverá entregar um relatório no fim da aula.
Obs.: As meninas deverão trocar o uniforme quando for indecente (short curto e mini blusa), é proibido o uso de maquiagem.
3. Entrada em sala de aula:
Após o sinal de entrada, fazer fila por turma no pátio para reflexão diária, em seguida ir para a sala em fila e em silêncio. Nas segundas- feiras será cantado o hino.
4. Saídas do aluno da sala de aula:
Não será permitido pedir material em outras salas, idas frequentes ao banheiro. Caso o aluno tenha algum problema de saúde deverá trazer justificativa.
Obs.: É proibido ir ao banheiro na 1ª e na 4ª aula.
5.  Alunos na Escola fora do seu horário de aula:
Não será permitido que o aluno venha na escola fora do seu horário de aula. Apenas quando for solicitado pela escola ou quando for utilizar a biblioteca e sala de informática.
Obs.: O aluno deve vir uniformizado e com bilhete de autorização do professor, assinado pelos pais.
6. Material Escolar:
O aluno deverá trazer seu material de acordo com o horário das aulas, caso o aluno não traga os materiais da disciplina os pais serão notificados para tomarem providências.
Todos os alunos deverão trazer uma agenda escolar, e nela devem ser colados todos os bilhetes, comunicados enviados pela Escola, Normas Escolares, datas de provas e trabalhos etc.
O uso do notebook na escola só será permitido mediante solicitação do professor e a responsabilidade será do aluno.
Obs.: Não será permitido o uso de corretivo e estilete.
É proibido trazer celular e aparelhos eletrônicos para a escola. Caso o aluno utilize, será retirado e só entregue aos pais.
7. Livro Didático e de Literatura:
A Escola emprestará os livros didáticos anualmente para os alunos. Os mesmos devem ser devolvidos no final do ano ou em caso de transferência.
Os livros de Literatura deverão ser entregues no dia estabelecido pela bibliotecária, sendo cobrada uma multa por atraso de R$ 0,50 ao dia. De 6º ano a 8ª série e Ensino Médio a troca de livros de literatura será apenas nas aulas de Português e Inglês com horário pré- estabelecido pelos professores.
Obs.: Não será emprestado livro didático para o aluno que esquecer (durante o horário de aula). Os livros que forem extraviados (perdidos) deverão ser repostos pelos pais.
8. Tarefas:
Quando os alunos não fizerem a tarefa do 6º ano à 8ª série e Ensino Médio o professor irá anotar no diário de classe, estando sujeito a alteração de notas. Além disso, de 1º ao 5º ano, o professor vai utilizar o carimbo para comunicar os pais. Tornando-se frequente, os pais serão chamados.
9. Provas e bilhetes assinados:
As provas e os bilhetes serão mandados para os pais assinarem (se o aluno não trouxer as provas assinadas, os professores vão registrar no diário de classe).
10. Trabalhos:
Os trabalhos só serão aceitos nas datas estabelecidas pelos professores.
11. Faltas em dia de prova:
O aluno deverá fazer o requerimento de prova no prazo de 48 horas (após a data da prova) mediante atestado médico, no caso de justificativa por escrito será cobrado R$ 5,00 (cinco reais) para fazer a mesma.
12. Indisciplina:
Nos casos de indisciplina a escola irá tomar as seguintes medidas:
1º o professor conversa com o aluno;
2º o professor manda o aluno para o SOE;
3º o aluno será privado da sala de aula; o mesmo fará trabalhos na escola para apresentar em sala de aula;
4º chamar os pais e comunicar o Conselho Tutelar.
Obs.: o professor agendará um horário para conversar com os pais, quando necessário.
13. Recreio:
O recreio é para lanchar e ir ao banheiro.
Não serão permitidas, correrias, brincadeiras de mau gosto, namoros, agressões físicas e morais e saída do pátio da escola. O recreio será monitorado.
Quando o aluno desacatar estas normas, os pais serão informados e o aluno poderá ficar sem recreio.
14. Lanche:
A escola oferece merenda com cardápio variado todos os dias. É proibido sair para comprar lanche fora da escola no recreio e nas aulas de Educação Física.
Não é permitido: chupar balas ou chicletes na escola; correr nas escadarias, corredores e trazer brinquedos sem autorização dos professores (boneca, bola, carrinhos, skate e etc.)

15. Frequência:
Os pais deverão justificar as faltas de seus filhos na escola. Quando o aluno faltar a aula, deverá por a matéria e trabalhos em dia.
É de responsabilidade do aluno informar-se sobre as atividades e avaliações realizadas no período que houve a falta.
O aluno que tiver 3 faltas seguidas ou 5 intercaladas (sem justificativa) em um mês, será encaminhado para o Programa de Combate a Evasão e Incentivo a Permanência na Escola (Conselho Tutelar).
16. Aluno doente:
Quando o aluno estiver doente, não deverá vir para a escola.
Se ficar doente na escola, ligaremos para avisar os pais.
A escola não pode medicar nenhum aluno, exceto com receita médica.
17. Higiene pessoal e do ambiente escolar:
A fim de ter um bom funcionamento da escola, se faz necessário:
1º manter limpas as carteiras, deixando-as em ordem no final da aula;
2º não jogar giz no chão e apagar o quadro no final de cada aula;
3º colocar no lixo papel e pontas de lápis;
4º devolver as canecas e os pratos na cozinha;
5º manter os pátios e banheiros limpos;
6º manter a higiene pessoal: tomar banho, usar desodorante, escovar os dentes, unhas cortadas, manter pés e uniformes limpos, evitar a proliferação de piolhos (havendo contaminação o aluno deverá ficar em casa para tratamento);
7º preservar e respeitar o ambiente escolar, exemplo: não riscar carteiras, cartazes e paredes.

Obs.: Os pais serão chamados quando o aluno danificar algo na escola, sendo que, os mesmos terão que pagar.

Cabe aos pais acompanhar o desempenho escolar de seu filho, lendo a agenda diariamente, observando sempre o material, as tarefas e trabalhos, o uniforme e as notas. Os pais devem comparecer na escola sempre que solicitados e agendar um horário para conversar com o professor.

Escola de Educação Básica Lino Pessoa
Rua: Geremias Bristot, 361
Bairro: Monte Castelo
Tubarão – SC
Fone: 3626-5891

Nenhum comentário:

Postar um comentário